Categorias

Voltar

18 December 2019 - Por --

O que é Geriatria e Gerontologia?

 Geriatria e Gerontologia são áreas para quem deseja trabalhar com idosos. Apesar de atuarem com o mesmo público, os segmentos possuem objetivos e campos de atuação distintos, além da formação necessária também ser um diferencial entre elas. De modo geral, ambas buscam a qualidade de vida e bem-estar da população idosa no país. Elas são cada vez mais importantes, devido ao constante crescimento da população de idosos no país. Para entender melhor sobre Geriatria e Gerontologia, continue a leitura e confira as informações que separamos. 

Segundo Comfort (1979), o envelhecimento biológico é caracterizado pela falência na manutenção da homeostase (equilíbrio interno) sob condições de estresse fisiológico, falência esta que é associada com a diminuição da viabilidade e o aumento da vulnerabilidade do indivíduo. Alguns fatos biológicos do envelhecimento são descritos por Hayflick (1996): é universal e atinge a todos, é deteriorativo, diminuindo a função de células, órgãos e organismo, e é irreversível. Aqui, cabe a Geriatria, enquanto especialidade médica, tratar de doenças de idosos e doentes idosos, preocupando-se em prolongar a vida com saúde.

Geriatria
O médico geriatra utiliza-se de uma análise mais ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes; logo, a consulta é, normalmente, mais demorada.
Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.

Gerontologia
A Gerontologia é o estudo do envelhecimento nos aspectos – biológicos, psicológicos, sociais e outros. Os profissionais da Gerontologia têm formação diversificada, interagem entre si e com os geriatras.
Campo científico e profissional dedicado às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, tendo por objetivo a descrição e a explicação do processo de envelhecimento nos seus mais variados aspectos. É, por esta natureza, multi e interdisciplinar. 

Os profissionais da Geriatria e da Gerontologia têm uma ampla área de atuação, podendo abranger, entre outras, as seguintes:
• Ensino;
• Pesquisa;
• Educação comunitária;
• Promoção de saúde;
• Controle e tratamento de doenças;
• Reabilitação;
• Apoio psicológico;
• Manutenção e promoção da autonomia e independência;
• Adaptação ambiental;
• Reinserção no contexto social;
• Atividades corporais e comportamentais;
• Segurança e defesa de direitos;
• Antropologia;
• Educação.


Gerontologia: entenda a importância e como se especializar.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida, no Brasil, é de 72 anos e 5 meses para os homens e 79 anos e quatro meses para as mulheres. E o que isso significa? Que a nossa população está cada vez mais idosa. E, para ter uma boa qualidade de vida, necessita de recursos e serviços apropriados para a faixa etária. Uma das profissões que vem ganhando destaque em relação aos idosos é o de Gerontólogo.

O que faz um gerontólogo?
Ao contrário do geriatra, que é um médico especializado em idosos, o gerontólogo não trata apenas da saúde. Porém, trata também de outros aspectos relacionados ao envelhecimento. Esse profissional é responsável por dar suporte ao idoso e a sua família no que diz respeito a sua vida, avaliar as condições físicas e emocionais. Além de auxiliar na tomada de decisão, quando o idoso já necessita de cuidados especiais. 
Um dos principais objetivos desse profissional é que a velhice seja saudável, tanto física quanto mentalmente. Ele também é responsável pela elaboração de atividades benéficas para o desenvolvimento do idoso, como relacionamento interpessoal e exercícios psicoeducativos. 

Cursos na área.
Para fazer uma especialização na área de gerontologia, é necessário que o profissional seja graduado em uma das áreas relacionadas à saúde. 
 

Categorias: