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Você que quer manter a forma e a saúde, veja a dica que preparamos para você!
A alimentação equilibrada é fundamental para um aprendizado eficiente. Muitos nutrientes são importantes nesse processo, mas hoje iremos destacar o ácido graxo - essencial ômega 3.
O ômega 3 é um ácido graxo que não é produzido pelo nosso organismo, por isso sua fonte vem exclusivamente da nossa dieta. Existem diversos tipos de ácidos graxos, dentre estes, o DHA (ácido).
Dentre os principais benefícios do DHA, destacam-se a sua propriedade antioxidante e seu envolvimento com diversos processos cognitivos, além da correta sinalização entre os neurônios. Há estudos que afirmam que o DHA pode impedir a formação de substâncias deletérias para o cérebro e aumentar a produção de substâncias anti-inflamatórias e neuroprotetoras, tendo efeito protetor contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. O DHA também tem papel importante no desenvolvimento fetal.
Os alimentos ricos em ômega 3 são, principalmente, a linhaça e a chia, que são fontes do ácido alfa-linolênico - um percursor do DHA. Quando já está presente no organismo humano, o ácido alfa-linolênico pode ser transformado em outros dois ácidos graxos do grupo ômega 3 e também essenciais ao organismo: o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). Esses dois ácidos da família ômega 3 são encontrados em algas marinhas e em peixes, como salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha.
Existe uma recomendação da American Dietética Association sobre o consumo de ácidos graxos ômega 3, sendo 1g por dia ou consumo de 3 vezes na semana das suas principais fontes.
Em relação ao uso de suplementos, procure um nutricionista para indicar e acompanhar seu processo, uma vez que, em alguns casos a suplementação não é indicada.