Categorias

Voltar

O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.*

Com o avanço tecnológico e o aumento do interesse, plataformas com esse tipo de conteúdo expandiram muito nos últimos anos o que fez com que mais pessoas produzissem mais podcasts, e isso trouxe novos gêneros e estilos para esse mundo além de uma qualidade muito melhor de conteúdos.  Há quem diga que 2019 foi “O ano do podcast”, o que traz um otimismo muito grande para 2020.

Por ser uma ferramenta muito flexível, é  ótima para ser combinada com outras tarefas como: lavar louça, passar o tempo no ônibus, quando está se arrumando para a faculdade, academia, caminhada, na hora do banho ou até mesmo trabalhando. A ideia de poder estudar enquanto exercemos essas atividades é muito atrativa para estudantes, por muitas vezes ter uma jornada dupla (faculdade/trabalho) ou tripla (faculdade/trabalho/casa), poder estudar enquanto faz outra atividade é um ganho de tempo muito grande, ou pelo menos um ótimo complemento.

Pensando nisso, trouxemos uma lista de Podcasts que podem ajudar nessa jornada cansativa de uma forma muito mais divertida:

1. Inglês todos os dias

O podcast Domine Inglês é indicado para aqueles que estão interessados em aprender inglês. Os programas são produzidos por uma família americana que mora no Brasil e que possui uma escola de idiomas no interior de São Paulo.

Com publicação diária, trazem lições curtas e dúvidas frequentes sobre a língua inglesa, além de exercícios fonéticos para treinar.

2. Escriba Café

Com foco no passado do mundo e da humanidade, o Escriba Café explica de forma profunda fatos históricos. O conteúdo é útil para quem tem interesse em aprender mais sobre história e a sociedade.

3. Scicast

Matemática, química, física e outros assuntos envolvendo ciências naturais e exatas são abordados no Scicast. Exemplos cotidianos ajudam a entender temas mais difíceis.

4. Anticast

Filosofia, literatura e cultura também têm espaço entre os podcasts. Em formato de “mesa de bar”, o Anticast discute questões sobre ética e comportamento, utilizando referências científicas.

5. Engecast

Com publicação mensal, o Engecast é destinado aos engenheiros e estudantes. A equipe formada por profissionais de várias áreas aborda assuntos sobre a carreira em engenharia e mercado de trabalho.

6. QC cast

Para quem busca sucesso em concursos públicos, o QC cast é uma boa indicação. Com a proposta de ajudar na imersão nos estudos, o programa tem dicas de planejamento de estudos e até de editais e provas que acontecem em vários estados do país.

7. Braincast

Produzido por publicitários e jornalistas, o Braincast é para os profissionais de comunicação e entusiastas de tecnologia. A mesa de debate aborda assuntos envolvendo marketing e propaganda que ganham repercussão nas redes sociais.

8. Fronteiras da Ciência

Colisor de Hádrons, bioética, inteligência artificial e outros temas interessantes são discutidos nas Fronteiras da Ciência. A equipe de cientistas explica de forma leve os assuntos mais complicados da ciência.

9. Mamilos

Política, sociedade e comportamento são temas de concursos e provas para vários setores de trabalho. O podcast Mamilos produz conteúdo jornalístico com presença de especialistas. Em outubro de 2015, dias antes da realização do ENEM, o especial publicado sobre ‘Violência contra a mulher na internet’ ajudou muitos estudantes a realizar a redação que propôs tema semelhante.

10. Salvo melhor juízo

O podcast Salvo melhor juízo é ideal para quem estuda direito e filosofia. Como os idealizadores destacam, trata-se de “um papo sobre direito sem cair em formalismos, vocabulários técnicos inacessíveis ou na mais pura chatice”.

11. NerdCast

Os assuntos são história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games, RPG. Tudo que um nerd gosta! A conversa é informal, divertida, escrachada e tão doida quanto séria.

FONTE: *Mundo Podcast & EXAME