Teoria, História e Cultura do Design

Modalidade: Presencial (Itaperuna/RJ)

Coordenador: Artur Rodrigues – coordenador / Elisabete Kropf - instrutora

O curso se propõe a abordar os aspectos históricos, demonstrando o passado, o presente e as tendências (o futuro) do Design, promovendo o conhecimento dos fatos históricos do Design como meio e suporte de sua evolução e cultura.

Datas: 13 e 14 de maio de 2017, das 8h às 17h - 20 Horas com certificado

Valor: R$ 160,00 em até 3 X no cartão de crédito ou 10% de desconto no boleto à vista

Sobre a Instrutora:

Arquiteta e Urbanista, Especialista em Conforto e Edificações Sustentáveis, Engenheira de Segurança do Trabalho, possui escritório próprio onde desenvolve projetos nas diversas áreas da Arquitetura, Decoração de Interiores, Paisagismo, Design de Mobiliário, em edifícios residenciais, comerciais, institucionais, industriais e religiosos. Idealizadora e Coordenadora Técnica do 1o. CATS - Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade - Cataguases - 7 a 10 de Junho de 2012. Coordenadora Geral 2o. CATS - Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade - Cataguases - 16 e 18 de outubro de 2014. Coordenadora Geral do 3o. CATS - Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade - Cataguases - 8 a 10 de outubro de 2016.


Não existe nenhuma data disponível para compra!



Mais informações

1. Apresentação e Objetivos: 
O curso se propõe a abordar os aspectos históricos, demonstrando o passado, o presente e as tendências (o futuro) do Design, promovendo o conhecimento dos fatos históricos do Design como meio e suporte de sua evolução e cultura.
2. Justificativa: 
O Design tem se consolidado no Brasil, como pode ser observado pelo aumento da produção acadêmica e de publicações. Por conta disso, cresce a preocupação com a complexidade do ensinar Teoria, História e Cultura do Design para alunos de uma área projetual (alunos de Arquitetura, em sua maioria) e de como demonstrar a importância das reflexões que esta disciplina pode gerar para o seu desenvolvimento intelectual, para o seu processo criativo e para o papel social de sua profissão.
3. Público-alvo: 
Alunos e graduados em Arquitetura e Urbanismo.
4. Disciplinas ou módulos do curso: 
Introdução; Civilizações Antigas e Antiguidade (Egito, Grécia, Roma); Idade Média: Idade das Trevas, Período Gótico , Vitral e Renascimento; Barroco; Rococó; As Academias e Manufaturas Reais; A Era das Revoluções: Cultural, Social e Industrial; Rivalidade – Inglaterra /França; O Design Vitoriano - 1835 a 1903; Art Noveau – 1890 a 1918; Art Déco – 1925 a 1939 ; A virada do século: 1890 – 1910: A Escola de Chicago; A Escola da Pradaria; Bauhaus; Fordismo; Vanguarda Soviética; Racionalismo; Cubismo; Funcionalismo; Novo Design; Movimento Punk; Design Pós-moderno; O design em um mundo multinacional; O design Brasileiro; Principais designers brasileiros; A Semana de Arte Moderna; A Revista Verde; O Design moderno ao longo dos anos; Os 5 melhores designers do mundo.
5. Bibliografia: 
KARVEN, M. Planejamento de Espaços Internos – com Exercícios. São Paulo: Bookman, 2009. GURGEL, Miriam. Projetando espaços: Guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. São Paulo, Editora Senac, 2007. CHING, F.C.K. Arquitetura de Interiores. São Paulo: Bookman, 2011.