Destinada a propostas modernas e à cultura, faz-se presente, nos anos finais da década de 90, no Noroeste Fluminense, uma das grandes instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, a Sociedade Universitária Redentor.  Sua história começou quando um grupo de educadores, ao analisarem a região, verificaram que havia uma grande emigração de jovens para outras cidades de modo que a procura por estudo, formação e rompimento no mercado de trabalho acabava levando-o a procurar por caminhos bem mais distantes.

   Mas, nesse processo de procura, analisou-se um fenômeno, até então, sem registros:  o êxodo das potencialidades culturais, cognitivas e profissionais, as quais são o caminhar do desenvolvimento social, econômico e cultural em quaisquer cidades, especialmente, as interioranas.  A região, contudo, ficava, na sua totalidade, sem qualificação profissional.

   Em dezembro de 1999, visando à área educacional, a Sociedade Universitária Redentor mostrou-se convicta por instalar, em Itaperuna, uma Instituição de Ensino Superior - IES, a fim de que suas conquistas pudessem somar às conquistas da localidade e região, oferecendo, sempre, cursos diferenciados com padrão de excelência que só uma instituição a qual se preocupa com a integridade profissional do aluno faz.

   Esses ideais inspiraram-na à constante luta pelo credenciamento e, ele veio, na histórica data de 07 de março de 2002, com nota máxima de autorização.

   Como a Redentor vem se mostrando cada vez mais direcionada ao Ensino de qualidade na graduação e na pós-graduação, teve, em 2008, a consolidação do seu espaço físico, situado na Rodovia Federal BR-356, número 25.

   Mais do que oferecer educação, a Instituição de Ensino Redentor assumiu o dever de auxiliar professores, alunos e comunidades, estando fundamentada na solidariedade e no respeito humano com o projeto Coordenadoria de Atendimento e Suporte ao Aluno - CASA.  

   Assim, desde o início da sua história, o Grupo Redentor de Ensino é dirigido por profissionais altamente competentes, que tratam a educação do país como um tema levado a sério.   Pessoas que, por acreditarem no ensino de qualidade e, também, no caminhar do ser humano, visam à transmissão do conhecimento de forma ampla.

   Educar, preparar e formar são sinônimos da palavra Redentor, pois, aqui, preparam-se os melhores profissionais do imenso território nacional e internacional.

   Ao falarmos do Grupo Redentor de Ensino, referimo-nos à Centro Universitário Redentor de Itaperuna com 20 cursos, Campos com 9 cursos, Paraíba do Sul com 5 cursos e Queimados, ainda sem cursos disponíveis.

 

Em Itaperuna

   Administração; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Biológicas – Bacharel e Licenciatura; Ciências Contábeis; Direito; Enfermagem; Engenharia Civil – EaD e Presencial; Engenharia de Produção – EaD e Presencial; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Nutrição; Psicologia; Serviço Social; Sistemas de Informação; Jogos Digitais EaD.

 

 

Em Campos

Administração; Direito; Enfermagem; Engenharia Civil – EaD e Presencial; Engenharia de Produção – EaD e Presencial; Engenharia Mecânica; Marketing; Nutrição; Serviço Social.

 

Em Paraíba do Sul

Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Serviço Social.

 

   O Colégio Redentor com Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio, com ensino integral e, agora, o único colégio Bilíngue da Região, numa parceria com a International School.

  Além do  Centro de Ensino Técnico Redentor - CETER, recentemente, autorizado para 11 cursos técnicos: Controle Ambiental, Desenho de Construção Civil, Edificações, Enfermagem, Logística, Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Radiologia, Recursos Humanos, Refrigeração e Climatização e Técnico em Segurança do Trabalho; do Centro de Atendimento Clínico de Itaperuna - CACI (Clínica Escola); do Departamento Nacional de Pós-graduação, com representatividade em todo território nacional, oferecendo cursos lato senso em parceria com as principais associações médicas do Brasil.  Destaque, também, para a área de Terapia Intensiva, que tem, hoje, a Redentor como principal qualificadora de profissionais da saúde para atuar em UTI's no Brasil; e o Departamento Nacional de Educação a Distância - EaD, também presente em todo país.

  Dessa maneira, o Grupo Redentor de Ensino superou-se, indo além do que inicialmente foi pensado, que era conter a emigração de jovens para outras cidades, a fim de irem ao encontro da sua formação profissional.

 

  Hoje, a Sociedade Universitária Redentor mostra para que veio com estes magníficos resultados institucionais abaixo:

 

Resultados institucionais:

 

2017

Se torna Centro Universitário


2016

Direito – Enade 5

Engenharia Civil – Enade 5


 

2015

   A classificação da Redentor fica visível ao constatar que nosso IGC contínuo é o maior dentre as FACULDADES com mais de 12 cursos avaliados com IGC4 (Índice Geral de Cursos – 0 a 5).

 

Com relação aos cursos do Estado do Rio de Janeiro:

Arquitetura e Urbanismo – 4ª Melhor do Estado;   

Ciências Biológicas – Melhor do Estado – ENADE 5;   

Engenharia Civil – Melhor Privada do Estado;   

Engenharia de Produção – 6º Melhor do Estado;

Engenharia Mecânica –  3º Melhor do Estado, na frente do ITA;

Sistemas de Informação - 4º Melhor do Estado, melhor da região.

 

Arquitetura e Urbanismo – 84º melhor do país;    

Ciências Biológicas –  10º melhor do país – com ENADE 5, Selo de Qualidade CFBio;   

Engenharia Civil - 12º melhor privada do país;  

Engenharia de Produção – 44º melhor de 259 cursos;   

Engenharia Mecânica –  26º melhor de 156 cursos;   

Sistemas de Informação – 42º melhor de 419 cursos.

 

2014

A melhor do país no ranking das Faculdades com mais de 10 cursos avaliados pelo MEC.

 

2013

Fisioterapia - o melhor curso do Estado;

Fonoaudiologia - o melhor curso do Estado;

Serviço social - o 2º melhor do Estado;

Enfermagem - o 5º melhor do Estado;

Nutrição - o 5º melhor do Estado.

 

No Brasil:

Fonoaudiologia - 8º melhor de 78 cursos;

Serviço social - 9º melhor de 337 cursos;

Fisioterapia - 15º melhor de 471 cursos;

Enfermagem - 59º melhor de 747 cursos;

Nutrição - 64º melhor de 342 cursos.

 

2012

Único curso avaliado.

Administração – 10ª melhor do País e 2º do Estado com ENADE 5.

Diretor - Heitor Antonio da Silva

Vice-Diretora - Cláudia Regina Boechat Silva

Diretor Administrativo / Financeiro - Luis Adriano Pereira da Silva

Diretor de Pós-graduação - Vitor Hugo Vidal Rangel Júnior

Diretor de Graduação (Itaperuna / Campos dos Goytacazes / Paraíba do Sul) - André Raeli Gomes

Controller - Leandro Muniz Neves

Secretária Geral (Itaperuna) - Vanessa de Almeida Xavier

Secretária Geral (Campos dos Goytacazes) - Michelliny Correa Tavares

Procuradora Institucional - Fabiana Pereira Costa Ramos

Bibliotecária - Rúbia Christina Lopes Ribeiro