COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DA FACULDADE REDENTOR – CEUA/SUR

A missão da Faculdade Redentor é garantir a qualidade na formação profissional, em clima de parcerias, conquistas e sucesso. Para alcançar esta sólida formação o aluno é estimulado a pesquisar, analisar e interpretar tanto obras específicas, quanto dados experimentais. A partir deste preceito institucional, a criação de uma Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA, passou a fazer parte das metas da Faculdade Redentor.

Durante todo o ano de 2014, uma equipe disposta a alcançar esta meta institucional, se reuniu para preencher formulários e submeter documentos ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA, até que no dia 10/11/2014, foi expedido o credenciamento provisório, autorizando a realização de atividades com animais em ensino e pesquisa pela Faculdade Redentor.

Mais foi apenas no dia 10/12/2014 que a nossa meta foi realmente alcançada, com a publicação no DOU do Parecer nº 278/2014, onde o Coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA deferiu a solicitação de Credenciamento Institucional para Atividades com Animais em Ensino ou Pesquisa – CIAEP, homologando assim a CEUA e o Biotério da Faculdade Redentor.

A CEUA da Faculdade Redentor, conforme disposto na Lei N. 11.794, de 8 de outubro de 2008, é um órgão assessor da Direção Geral da Faculdade Redentor, vinculado à Direção de Unidade do Campus Itaperuna, tendo por finalidade analisar, emitir e expedir certificados sobre os protocolos de ensino e pesquisa que envolvam o uso de animais, desempenhando assim, um papel consultivo e educativo, estimulando a reflexão em torno da ética na ciência.


 

TITULARES

 

 

SUPLENTES

 

Presidente: Kelen Salaroli Viana

André Raeli Gomes

Vice Coordenador: Vagner Rocha Simonin de Souza

 

Aline Cunha Gama Carvalho

Secretária: Fabiana Costa Ramos

Renata Monteiro

Marcos Paulo Machado Thomé

Erica Santiago

Wagner Amado Veiga

Pierre Augusto Silva

Evelin Menezes Castro

Fabíola Azevedo

Viviane (Sociedade Protetora dos Animais)

Álvaro Dutra

Abaixo estão descritos todos os documentos necessários para submissão de projetos de pesquisa ou ensino. O pesquisador responsável pelo projeto deverá preencher todos os documentos descritos abaixo e enviar para o e-mail: ceua@redentor.edu.br.

Documentos necessários para Submissão de Projetos a CEUA:

Em caso de Aprovação com Pendências, o pesquisador deve fazer as modificações cabíveis e preencher o Formulário de Resposta as Pendências, até no máximo 30 dias após o parecer da CEUA. Em caso de não cumprimento do prazo, o projeto será reprovado e arquivado.

Em casos de dúvidas, escreva para o e-mail: ceua@redentor.edu.br.

O Procedimento para requisição de animais ao Biotério se encontra no anexo. É importante que o pesquisador se atente para os prazos para solicitação dos animais.

Após aprovação do Projeto pela CEUA, os seguintes documentos devem ser encaminhados para o email: laboratorio@redentor.edu.br:

Em caso de dúvidas referentes ao Biotério, escreva para o e-mail: laboratorio@redentor.edu.br