Ações Sociais do mês de novembro - 2017

2017-12-05 00:00:00.0 - -

A UniRedentor marcou presença nas ações sociais em Itaperuna e região no mês de novembro, promovendo saúde, educação e cidadania à população atendida.

Portanto, as ações sociais vão ao encontro da missão do Centro Universitário, que é formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir o conhecimento, promover a cultura, o intercâmbio, a fim de desenvolver a consciência coletivo-comunitária na busca contínua da valorização e da solidariedade humanas.

Seguem as Ações:

07/11 – Seminário de Educação para o Ensino Médio com o tema: “Orientação profissional: desafios para a sociedade contemporânea” organizado pelo Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijão em Porciúncula.

A UniRedentor foi convidada para a feira de profissões promovida pelo Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijão no salão do Lions Clube do município. Foi muito importante, pois a UniRedentor apresentou a sua missão e visão institucional, além de apresentar todos os cursos.  Os alunos tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas a respeito das profissões com os profissionais presentes.

Segundo Santos (2014), “A escolha da carreira é uma decisão importante na vida de um indivíduo” e a feira pôde trabalhar justamente nestas escolhas. Os alunos tiveram contato direto com os profissionais e tiraram dúvidas sobre: mercado de trabalho, especializações, salários, políticas educacionais como: Programa Universidade Para Todos (Prouni); Financiamento Estudantil (Fies); Pravaler; Quero Bolsa e Educa Mais Brasil. E ainda foi realizado um Quiz Vocacional.

A UniRedentor contribuiu na escolha de carreira dos alunos do município de Porciúncula, onde, segundo Jordani (sd), ocorre num momento de grande transformação na vida desses jovens; por isso, há uma necessidade cada vez mais latente de discutir o tema com os alunos em fase de conclusão do ensino médio.

07/11 – O Curso de Nutrição da UniRedentor marcou presença, falando sobre alimentação saudável através de mudança de hábitos na Associação Beneficente Turma da Alegria - ABTA, através do Projeto Novo Olhar, onde distribuiu 600 óculos e teve isenção de documentos.

10/11 - Feira de Profissões de Campos.

A feira de ciências contou com a presença dos cursos de Tecnólogo em Marketing, Administração, Nutrição e Enfermagem. O projeto CASA realizou uma palestra sobre orientação profissional com foco no ingresso acadêmico.  A preceptora de estágio do curso de Nutrição, juntamente com os alunos, realizou ações técnicas sobre alimentação saudável e qualidade de vida. A simulação de parto por parte do curso de enfermagem chamou a atenção de toda a feira, sem contar que os cursos de Administração e Marketing orientaram sobre a elaboração de currículos, Linkedin, noções de entrevistas de emprego e regras básicas para o ingresso no mercado de trabalho, ou seja, o que as empresas esperam de um futuro profissional.

11/11 - Ação Social no Sagrado Coração de Jesus.

Nessa ação social, ocorrida na Zona Rural de Itaperuna, nosso curso de Direito compareceu, a fim de informar à população e inteirá-la sobre seus direitos e quaisquer dúvidas que surgiram entre os participantes.

12/11 – Novembro Azul – Saúde do Homem.

Foi realizada, no domingo, a Ação Social Novembro Azul a convite do Centro Social São José – Matriz São José do Avahy para atendimento da comunidade itaperunense com a finalidade de prevenir o câncer de próstata nos homens. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva - INCA no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás, apenas, do câncer de pele não-melanoma). Portanto, existe a necessidade de conscientização da população masculina, uma vez que procura menos os serviços de saúde.

14/11 - A UniRedenntor foi convidada pela Unidade Pré-Hospitalar em Santo Eduardo para a Campanha Saúde do Homem com a palestra: Abordando a importância do rastreamento do câncer de próstata. Vários profissionais foram mobilizados, a fim de atender a comunidade e conscientizá-la sobre a prevenção do câncer de próstata.

18/11 - Torneio São Tarcísio.

No dia 18/11, foi realizado o Evento Esportivo São Tarcísio com as competições esportivas como: futsal, handebol, queimada e atletismo. E a UniRedentor esteve presente com o curso de Enfermagem, aferindo a pressão e realizando o teste glicêmico. O curso de Enfermagem fez orientações sobre bons hábitos de saúde.

A UniRedentor, ao longo do mês de novembro, promoveu, nas ações sociais, a promoção à saúde, à cidadania e ao lazer no munícipio de Itaperuna e região, assumindo o compromisso de ser uma instituição de ensino de qualidade e preocupada com o bem-estar da população.