Um Outubro Rosa intenso na UniREDENTOR!

2018-11-05 00:00:00.0 - Nino Bellieny

Uma caminhada com alunos, professores e colaboradores da Faculdade Redentor em Campos dos Goytacazes, organizada pelo Curso de Nutrição, no dia 21 de outubro recente,  pela manhã, chamou a atenção sobre a prevenção do câncer de mama e próstata pelas ruas centrais da cidade, evidenciando a responsabilidade social da UniREDENTOR em todos os municípios onde está presente. Já em Itaperuna, outra caminhada com saída bem cedo, defronte à sede da UniRed com destino à Matriz São José do Avahy, no centro da cidade, foi a grande movimentação do sábado, 20 de outubro, que amanheceu com uma temperatura agradável, estimulando as centenas de participantes, dentre eles estudantes e professores dos cursos da área de saúde a percorrerem quase 4 quilômetros pela Avenida Cardoso Moreira, passando antes pela feira popular na Avenida Cory Pillar. É a 5ª vez consecutiva que os uniredentorianos organizam a caminhada, nesta oportunidade também com ajuda do grupo de ciclistas MTBI e apoio da Guarda Civil Municipal. Ao final, palestras sobre o câncer de mama e as prevenções foram dadas no pátio da Matriz, mostrando como a UniREDENTOR está inserida na campanha Outrubro Rosa. 

Nos dias anteriores à caminhada, recepção com algodão-doce cor-de-rosa e palestras específicas deram o tom da campanha. As cidades de Queimados e Paraíba do Sul também realizaram atividades semelhantes.
Além disso, em Itaperuna, muitas consultas foram feitas nos consultórios da Casa Pastoral pelos profissionais médicos e acadêmicos de Medicina, sendo os casos de maior necessidade encaminhados para exames. As mulheres atendidas, cujos preventivos estavam atrasados, tiveram exames agendados no CACI. 

O último ato do Outubro Rosa da UniREDENTOR aconteceu no dia 29 recente, no hall da sede-mãe em Itaperuna, quando os acadêmicos de Enfermagem, do 6º período, da disciplina Saúde da Mulher, organizaram uma ação social no hall da UniREDENTOR das 18h30min às 22h30min, orientando as estudantes sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Um participante assim definiu: "Houve inovação nas atividades, com exame para todas as pessoas que quiseram realizá-lo, ganhando chocolates. Foram agendadas várias coletas de preventivo, Exame Papanicolau, no CACI. Muito importante foram as coletas de gelatina para doação aos pacientes que são submetidos à quimioterapia, além da doação de cabelos para confecção de perucas a serem distribuídas gratuitamente para mulheres em tratamento.
Contamos com a participação voluntária da grande profissional cabeleireira Andréa Nobre, atendendo 16 pessoas. Recebemos, também, doações de inúmeras pessoas que já haviam feito o corte e não sabiam como fazer a doação.".