Visita Técnica ArcelorMittal – Aços Longos

11/10/2019 - --

No dia 04 de outubro, alunos e docentes de 2º, 4º e 6º períodos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade Redentor de Paraíba do Sul, participaram da visita técnica à metalúrgica ArcelorMittal – Aços Longos, em Juiz de Fora.
Maior produtora de Aços Longos do Brasil, a ArcelorMittal está presente em operações industriais em cinco estados brasileiros (Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e comerciais em todo o país, por meio da Rede de Distribuição, oferecendo ao mercado produtos e soluções para Construção Civil, Indústria e Agronegócio.
A visita organizada pela coordenadora do curso das engenharias, profa. Eusinia Pereira, e acompanhada pela staff da metalúrgica, Priscila Cristina Luiz Alvares, proporcionou aos participantes conhecer o processo de beneficiamento do ferro em aços longos. A primeira etapa do processo ocorre nos altos-fornos onde o minério de ferro aglomerado é transformado em ferro-gusa líquido. Em seguida, o mesmo segue para a Aciaria, onde é transformado em aço líquido. Na etapa final do processo de fabricação, a laminação, o aço em processo de solidificação é deformado mecanicamente e transformado em aços longos. Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer a Trefilaria onde ocorre o processo de fabricação de arame.
As principais contribuições da visita técnica à ArcelorMittal aos alunos consistem na associação das teorias estudadas em sala de aula nas disciplinas como Engenharia de Segurança do Trabalho, Tecnologia Metalúrgica, Processos de Conformação e Princípio de Ciências dos Materiais com a prática em campo, contribuindo para a qualidade da formação dos alunos da Faculdade Redentor.
A coordenadora destaca ainda a importância da atividade no processo de formação do acadêmico, proporcionando o contato da realidade profissional e uma visão mais ampla da atuação do engenheiro, além de promover a motivação em sala de aula.