As atividades extracurriculares são importantes da vida acadêmica e para o crescimento profissional, agregando valor ao currículo. Porém essas atividades não fazem parte da grade curricular e nem são atividades obrigatórias, mas sim práticas ou estudos teóricos que auxiliam na melhoria e na capacitação de um acadêmico, deixando o currículo mais atrativo, o que pode aumentar as chances de um candidato ingressar em um estágio ou primeiro emprego. Vamos a algumas dessas atividades!

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A iniciação científica é uma excelente atividade, voltada para a pesquisa acadêmica. Nela, os alunos trabalham com os professores. Algumas vezes, o estudante apresenta uma ideia, tema ou problema de pesquisa aos profissionais responsáveis e, caso o projeto for aprovado, receber uma bolsa de auxílio para que dar sequência nos estudos.

TRABALHO VOLUNTÁRIO
O trabalho voluntário é uma atividade extracurricular muito bem-vista na sociedade, sendo uma atividade extracurricular que aproxima a comunidade científica das questões sociais. Cuidado com meio ambiente, atendimento a idosos, campanhas de coletas são alguns exemplos de trabalho voluntário. Ressalvamos que é uma atividade que agrega valor à formação profissional e social do aluno.

EMPRESA JÚNIOR
Uma empresa júnior é, sem sombras de dúvidas, uma excelente maneira de aprimorar o conhecimento prático, a experiência e valorizar o currículo. Por meio dessa atividade extracurricular, o acadêmico obterá uma perspectiva mais ampla sobre o universo corporativo, vivenciando o dia a dia de uma empresa, de modo que desenvolverá suas habilidades e aprenderá na prática.