Tags

Voltar

Você já teve dificuldade pra estudar longos textos ou se sentiu cansado sem conseguir entender o conteúdo devido ao número de páginas que precisou estudar? Isso acontece com todas as pessoas, quando o material é muito extenso ou quando o tempo é curto demais, pois tentamos apressar a leitura, o que quase sempre resulta apenas na 'visualização' do conteúdo. Vemos, mas não aprendemos. A famosa 'técnica' de 'passar o olho' acaba prejudicando mais do que ajudando. Muitas vezes é preciso retornar à leitura.

Imagine você ler 150 páginas e ter que voltar a estudar todas elas em pouco tempo? Pensando nisso, buscamos novas técnicas que podem ajudar, consideravelmente, nessa situação.  Por isso, não deixe de conferir este material abaixo. Tire o máximo proveito dessas técnicas e arrase nos seus estudos!

Vamos lá?

A leitura dinâmica é uma técnica que visa a aumentar a habilidade da leitura e a capacidade de compreensão de textos, de modo a aprimorar a retenção de informações.
Em média, uma pessoa com ritmo normal consegue ler de 200 a 400 palavras por minuto, compreendendo aproximadamente 60% daquilo que foi lido. Um leitor rápido, por sua vez, lê de 400 a 700 palavras por minuto.
Já o leitor treinado em leitura dinâmica pode alcançar níveis ainda maiores de palavras por minuto — como de 1000 a 1700 —, com um percentual de compreensão de 85%, ou seja, interpretando ainda melhor. Tudo isso, é claro, quando a técnica é feita de maneira correta, como mostraremos abaixo:
 
SCANNING:
O scanning é uma técnica de leitura que ajuda o leitor a reter as informações desejadas de um texto. O processo se dá por meio de uma visualização bastante rápida, lendo apenas o que está contido naquele espaço e movendo seus olhos para cima e para baixo na busca por palavras-chave, sentenças específicas, etc.
Um fator importante para garantir sucesso com o scanning é redobrar a atenção nas pontuações (ou organizadores) feitas pelo autor, como números, letras, asteriscos, palavras sublinhadas, negritadas ou em itálico, bem como diferentes tamanhos de letras, etc.

SKIMMING
Já o método de leitura dinâmica skimming, feito geralmente após o scanning, consiste em uma busca pelas ideias centrais em cada frase ou parágrafo. Trata-se de uma técnica mais usada quando a pessoa tem muito conteúdo para ler em pouco tempo.
Lembre-se, também, de que esse tipo de leitura requer atenção redobrada para fazer as pontuações certas e não se perder no meio das informações.
 
Na UniRedentor, oferecemos aulas com práticas de leitura acadêmica que lhes auxiliarão a aprimorar a qualidade de sua escrita e análise de textos didáticos.